domingo, 25 de dezembro de 2011

Alecrim de Natal

Desde que estabelecemos o compromisso de sermos mais sustentáveis  no nosso dia a dia, encontramos soluções adaptativas criativas com baixo custo, menos uso de recuros e maior criatividade.  Foi isso que aconteceu neste Natal.

No dia 23 de dezembro,  comecei a preparar minha casa para receber a família na noite do dia seguinte.  Para decoração,  resolvi dar um passeio no jardim e achei ótimos aliados. Na mesa, usei galhos de tuia, capuchinhas e rosas vermelhas.

Ainda faltava uma árvore de natal.   Foi então que descobri que poderia fazer um "alecrim de natal".  Aproveitei um alecrim que plantei há alguns anos em uma lata de tinta.  Forrei a lata com  o verso de papéis A4 usados, coloquei fitas e enfeites e ficou ótimo! Veja a foto:

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o alecrim:

Nome científico: Rosmarinus Officinalis
Características da planta:
O alecrim é um arbusto perene, com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada.


Cultivo:
É uma planta pouco exigente em termos de adubação. Pegue um galho ou uma muda, coloque em um vaso ou canteiro adubado com esterco ou humus de minchoca e mantenha sempre úmido.  Deixe em áreas ensolaradas ou com meia sombra.
Usos:
Pode ser usado como tempero para peixes, molhos e saladas fresco ou desidratado.  Seu chá tem propriedades antioxidantes, anti-gripal e digestivas.

Feliz 2012!
 
Abraços sustentáveis,
Andrea e Fabio