quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Educação Gaia - Estágio na Toca da Coruja

O Curso Educação Gaia é uma experiência de aprendizagem incrível e tem contribuído  para muitas pessoas seguirem o caminho da sustentabilidade.   Entre os dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro de 2015 tivemos o prazer de realizar um estágio de imersão na Toca da Coruja, com muitas trocas, experiências e aprendizados.

Durante os cinco dias, manejamos e plantamos alguns canteiros agroflorestais, construímos fogões solares e cozinhamos neles, criamos uma horta mandala em cima de um tanque de captação de água da chuva, celebramos a vida e o encontro com uma maravilhosa lua cheia.  Vejam algumas fotos dessa experiência inesquecível!

Da esquerda para a direita: Vivi, Fabiana, Andrea, Fabio, Iara, Jussara, Nathalia. Ursa (a pastora alemã) e Preto (atrás da Ursa)


    Plantio agroflorestal.

    Missão do segundo dia: construir um fogão solar e cozinhar nele!

    Missão cumprida! Utilizamos um vidro pintado de preto por fora para cozinhar brócolis e alho poró.

    Risoto solar: arroz integral, lentilha, tomate seco e fungui (hidratados na noite anterior) com shoyo e ervas.  A hidratação é fundamental para garantir o cozimento adequado no forno solar de caixa.

    Usamos o fogão de caixa vermelho para o arroz.  É fácil fazer. O passo a passo postamos em http://www.sustentavelnapratica.net/arquivos/fogaosolar.pdf 

Agradecemos a dedicação, o carinho e o engajamento das gaianas!