segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bancada para experiências com aquaponia




Acabamos de terminar nossa  bacada de testes de aquaponia. A aquaponia é a conjugação do cultivo de vegetais com o método hidropônico  (sem o uso de terra) com a criação de peixes.

O sistema possui uma bomba (alimentada à energai solar em nosso caso) que circula a áqua do tanque dos peixes pela bandeja onde os vegetais são cultivados. A aquaponia é baseada na percepção de que os peixes e os vegetais se beneficiam mutamente: os nutrientes deixados na água pela atividade metabólica dos peixes é aproveitado pelas plantas. Ao mesmo tempo, as raizes das plantas atuam como um filtro, garantindo a boa qualidade da áqua para o peixes.

Montamos nosso sistema utilizando uma caixa dágua de 1000 litros. a caixa serviu de tanque para os peixes, e a tampa foi colocada sobre um suporte de madeira para servir de bandeja de cultivo.

Outra novidade foi o uso do Arduino para controlar a bomba d'água. O Arduino é um mini computador programável, e desenvolvido como tecnologia livre, com infindáveis aplicações em automação.

Circuito de controle da bomba já funcionando.


Detalhe do circuito com Arduino:

5 comentários:

  1. Se você colocasse a caixa d'água acima da plantação, será que não seria possível utilizar a gravidade e pressão para eliminar a necessidade das bombas de água?

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, O sistema de aquaponia funciona com recirculação. Nenhuma água é perdida para o solo, mas circula entre dois reservatórios. No caso, o reservatório inferior é o tanque de peixes, e o superior a bandeja de plantação. Portanto, sempre vai precisar de uma bomba de algum tipo para elevar a água novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótima idéia de usar a tampa como cama! Gostaria de saber como está funcionando seu sistema? Tive uma dúvida em reklação a usar a tampa como canma, a profundidade não fica muito pequena? tem dado certo? Vc usa algum tipo de sifão?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel,

      O sistema já está "ciclando" a três meses. Ainda não comecei a fazer testes de qualidade de água (ph, amônia, nitrito & nitrato, mas as plantas estão indo bem. Tive alguns problemas com os peixes, já que muitos pularam para fora do tanque em um dia de chuva forte que fez tudo transbordar. Realmente a tampa fica rasa em comparação ao que a gente vê em outros sistemas. Mas, se der certo, é uma grande vantagem poder aproveita-la, já que vem junto com a caixa d'água. Não usamos sifão, mas um dreno central na tampa. Uma bomba funciona 15 minutos a cada hora para encher a tampa com água.

      Excluir
    2. Muito legal mesmo... vcs tem facebook? temos uma grupo de aquaponia lá (aquaponia brasil) e seria bem legal contar com a experiência de vocês :-)

      Excluir