terça-feira, 10 de abril de 2012

Bancada de testes de aquaponia - atualização

A bancada de testes de aquaponia já está funcionando sem problemas desde janeiro,  24/7, com acionamento da bomba 15 minutos a cada hora.

Algumas fotos de atualização:


Sistema aquaponico

Placa fotovoltaica que alimenta o sistema


Bateria e controlador de carga

Controlador de carga utilizado

Caixinha com temporizador-Arduino

Circuitos do relê-temporizador- muito simples!

Bomba de Porão 12v utilizada

Especificações da bomba de porão

Alface, menta, manjericão - em breve teremos a primeira colheita...

11 comentários:

  1. Estou procurando orientação sobre aquaponia. Vocês vão ensinar com detalhes também? Os nutrientes que vocês usam na água é comprado pronto?

    Obrigada,
    Eulina Negromonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lina,

      Esta é nossa primeira experiência com aquaponia. Estamos aprendendo também! Assim que a gente for descobrindo mais coisas, vai publicando aqui. Até agora não estamos utilizando nenhum nutriente externo, a não ser a ração para os peixes. O que circula na bacia de plantio é apenas a água do tanque dos peixes, que é rica em nutrientes. A ração que estamos utilizando é ração para piscicultura, comprada pronta. Mas as tilápias são peixes onívoros, e devem lidar bem com restos de comida, minhocas, insetos e afins. Cabe ainda experimentar com esta alimentação alternativa para ver o que acontece!

      Excluir
    2. Oi pessoal, a minha dúvida é a cama, é utilizada argila expandida? E são duas bombas né? A de oxigenação e a bomba que tira a água do tanque para a cama de vegetais. No caso podemos utilizar a elétrica comum ou com bateria certo?

      Excluir
    3. Oi Macinha, usamos argila expandida sim, porque é mais leve, para não sobrecarregar a estrutura. Bomba mesmo usamos uma só para circular a água no canteiro. Aerador usamos aqueles de aquário, que soltam bolhas de ar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O projeto está desativado agora, mas devemos retomar nossas experiências com aquaponia em breve, com um sistema maior.

      Excluir
  3. Gostei do projeto!
    Estou pesquisando sobre aquaponia e gostaria de saber se podemos usar bomba de agua ligada 24 horas para filtrar e oxigenar a água ao mesmo tempo ou as plantas preceisam de um tempo para sem água?

    ResponderExcluir
  4. Por favor ainda existe possibilidade de fazer doação de dos quites de aquaponia pois tenho interesse. Narcizo meu email:fnarcizov@Gmail.com.Fone:
    (85)99987-4720 TIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo Francisco, ninguém se interessou na época em abrigar a bancada de aquaponia, então desmontamos tudo e usamos os componentes em outros projetos. Em breve deveremos retomar as experiências com aquaponia.

      Excluir
  5. estou interessado em monta um sistema de aquaponia em casa, mas não tenho nenhum conhecimento, gostaria de ser ajudado com informações sobre os materiais a ser usado ( tanques, bombas,filtros etc) você pode me ajudar? agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Unknown, Não temos nada escrito sobre este assunto além das postagens no Blog. Pode ser que a gente escreva um faça-você-mesmo mais detalhado quado a gente retomar as experiências com aquaponia. Mas tem muita coisa já disponível na internet sobre o assunto, inclusive em português. Use o serviço de busca de sua preferência, estude e faça experiências.
      Para começar, sugiro as seguintes referências:

      Aquaponia

      Manual de aquaponia em português: >> http://www.suframa.gov.br/fiam/arquivos/serminarios2011/7/painel-8-palestra-2-manuel-braz.pdf

      Aquaponia no site da embrapa: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2767622/integrar-criacao-de-peixes-com-hortalicas-economiza-90-de-agua-e-elimina-quimicos

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquaponia

      http://www.ecoeficientes.com.br/o-que-e-aquaponia/

      Forum " backyard aquaponics", Forum Australiano, uma das melhores referências na net sobre aquaponia >> http://www.backyardaquaponics.com/forum/

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.