segunda-feira, 18 de junho de 2012

CSA Toca da Coruja



O que é CSA?

Comunidade Solidária à Agricultura (CSA)  é como denominamos a iniciativa chamada em inglês de Community Suported Agriculture.  A ideia surgiu no final dos anos 70 e teve suas primeiras iniciativas na Europa.  Mais tarde, ganhou força nos Estados Unidos da América.  

A agricultura solidária funciona basicamente com os consumidores pagando parte do preço de produtos agrícolas antecipado ao agricultor que utiliza este recurso para financiar os custos da produção. O agricultor se esforça para oferecer um produto de qualidade, buscando atender as necessidades dos consumidores.  Estabelece-se uma relação de confiança e de assunção de riscos entre as duas partes. 

A partir dessa abordagem básica, diversas variações podem existir da agricultura solidária, de acordo com as pessoas, o contexto e as condições de produção.  “Existe um entendimento comum entre as pessoas envolvidas no CSA: não há nenhuma fórmula. Cada grupo deve reconhecer seus objetivos, ferramentas, recursos e se desenvolver a partir deste ponto.” (Groh e Mcfadden, 1990).

 CSA Toca da Coruja

Iniciamos uma experiência de CSA na chácara Toca da Coruja no Distrito Federal em junho de 2012.  Nossa proposta é desenvolver um projeto piloto registrando o passo a passo para compartilharmos nossos aprendizados.  Esperamos que seja uma forma de fortalecer a agroecologia de produtores rurais familiares ao mesmo tempo em que aproxima as pessoas urbanas da terra e dos processos naturais.  A relação convencional de produtores x consumidores passa a ser um convívio em comunidade, com cooperação e confiança. 

A Comunidade do CSA da Toca é composta por 1 família produtora e quatro famílias consumidoras.  

Primeiras atividades

A primeira ação da comunidade foi reunir-se, levantar as demandas e planejar o plantio.

Em seguida,  todos se reuniram na Toca da Coruja no dia 01 de junho para celebrar o início do CSA com um delicioso nhoque de abóbora da chácara com cogumelos orgânicos produzidos pelo nosso vizinho,  muita prosa, vinhos, música e animação.

No dia 02 de junho, fizemos o primeiro Mutirão de Plantio do CSA.  Passamos a manhã plantando e almoçamos uma feijoada vegetariana com ingredientes locais.


Duas semanas depois do plantio, as sementes já são lindas mudinhas!  A foto abaixo mostra uma ervilha torta.



Periodicamente postaremos novidades!  

Um comentário:

  1. Queridos Andrea e Fábio! Muito feliz com a construção do caminho e com nosso encontro solidário. Abração n´oceis.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.