terça-feira, 15 de outubro de 2013

BIOCHAR

 Biochar é o nome dado ao carvão encontrado em terras férteis da Amazônia conhecidas como Terra Preta de Índio.  O carvão em si não é nutritivo para as plantas.  Ele é uma matéria extremamente porosa que, no solo, abriga milhares de micro-organismos que tornam o solo mais fértil em longo prazo.

O biochar é produzido por meio da pirólise que é   um processo de decomposição térmica, entre os 400ºC e os 800 ºC, na ausência total ou parcial de oxigênio, convertendo a matéria-prima da biomassa em três produtos:  carvão vegetal (sólido), bio-óleo (combustível liquido) e gás combustível contendo CO, CO2, H2, CH4 e outros hidrocarbonetos (NOBREGA, 2011).Considera-se que o biochar colabora para o sequestro de carbono,  mitigando o efeitos das mudanças climáticas.

Diante de tantos benefícios decidimos fazer experimentos na Toca da Coruja.  Testamos três métodos:
- O "Small-batch method" desenvolvido por Peter Hirst (http://www.youtube.com/watch?v=RXMUmby8PpU)
- O método de John Rogers (http://www.youtube.com/watch?v=dqkWYM7rYpU)
- A queima aberta

Nossos primeiros testes foram em pequena escala para testar a eficiência de cada método. Veja as fotos das nossas experiências:

    Gui e Catarina colocando madeiras em um lata de tinta.
 

     Dois experimentos iniciando o funcionamento.
  

    Experimento da esquerda com chaminé e queima de gás, produzindo o biochar.

    Resfriamento depois de terminada a pirólise.
 

   Biochar pronto. 
 
No final do dia, fizemos uma queima aberta de uma pilha grande de lenha.  À medida que a madeira queimava, antes de se transformar em cinza,  resfriamos com água e o carvão ficou preservado.  Ao final, trituramos e regamos com chorume de um minhocário para inocular micro- organismos.

Vamos começar agora a fase de plantios com o biochar com esterco e húmus de minhoca.

Agradecemos a dedicação de todos que colaboraram para esta experiência:  Gui, Catarina, Sergio, Mônica, Natália, Andrea e Fabio.

Saiba mais sobre biochar:
- Website Biochar.info: http://biochar.info/biochar.biochar-production-methods.cfml 
- Dissertação sobre os efeitos do biochar nas propriedades fisico-químicas do solo: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/4104/1/3PDF_Tese_ISIS.pdf
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.