sábado, 18 de abril de 2015

CSA Multyfarm - Alemanha

A Alemanha é um dos berços do movimento de Comunidade que Sustenta a Agricultura - CSA.  Em alemão é conhecido com SoLawi - Solidarische Landwirtschaft.

Karin e Andrea 

No dia 08 de abril de 2015, tive a oportunidade de conhecer a experiência da CSA Multyfarm.  Multyfarm é um sítio agroecológico de 3 hectares localizado na pequena aldeia de Erber-Budesheim ao sudoeste de Frankfurt. Karin Acker e seu marido Andreas Acker vivem exclusivamente do recurso proveniente da CSA que conta com a participação de 62 cotas e cerca de 200 co-agricultores.


A visita trouxe muitas inspirações e aprendizados que compartilharei agora com vocês.

A CSA Multyfarm iniciou em 2013 quando Karin e Andreas estavam com as dificuldades comuns da vida camponesa: necessidade de crédito para aquisição de insumos (sementes, maquinários e adubo), dificuldade de se dedicar ao comércio e à produção,  instabilidade financeira, insegurança quanto à venda dos produtos nas lojas, frequentes sobras e desperdício daquilo que não era vendido e outros.  Um dia quando estavam realizando uma celebração no sítio, uma moça contou a eles sobre a CSA e eles ficaram encantados!
Vista geral da área de plantio do sítio Multyfarm


Os pioneiros....
 Logo essa pessoa organizou o primeiro grupo com 27 co-agricultores.  Karin conta que estes co-agricultores passaram cerca de três meses pagando a contribuição para o custeio da produção ainda sem receber a caixa com 10 itens de produtos, já que os legumes, verduras e cogumelos estavam crescendo nos canteiros do sítio.   Nas palavras dela: "melhor começar com poucas pessoas muito engajadas, do que com muitas que não entenderam bem o que é e como a CSA funciona."

O funcionamento da CSA Multyfarm

Caixa de hortaliças - cota semanal
Organização de produtos e valores
Os produtos são colhidos, lavados e organizados em caixas plásticas em que são identificados o depósito e também o número de pessoas atendidas.  Neste CSA, a quantidade de produtos muda se tiver mais ou menos pessoas em determinada cota. O valor de contribuição mensal também varia da seguinte forma:
$ 55 Euros - 1 pessoa
$ 100 Euros - 2 pessoas
$ 33 Euros - são acrescidos a cada nova pessoa na cota a partir da terceira





Transporte de produtos e entregas:  A CSA Multyfarm tem 5 "depósitos" onde os co-agricultores se encontram e pegam seus produtos semanalmente.  Uma pessoa de cada depósito vai uma vez por semana pegar os produtos no próprio sítio.  Neste dia, eles aproveitam para ajudar na produção e conhecer melhor os agricultores. As famílias dos depósitos se revezam para buscar os produtos. Assim, não fica pesado para ninguém.


Ponto de convivência e entrega no sítio 
Durante minha visita, encontrei a Betina, uma co-agricultora, que foi buscar as caixas de seu depósito e ajudar no plantio de mudas de alface. Perguntei a ela o qual era a sua motivação para participar da  CSA e realizar esse trabalho voluntariamente.  Ela me disse: "Meu trabalho do dia a dia é muito burocrático. Estar aqui me faz sentir útil e pensar que realmente estou fazendo alguma coisa importante em prol de uma comunidade e da Terra."

Plantio de mudas de alface

Coordenação, encontros e celebrações

A cada seis semanas,  os organizadores de cada depósito se encontram com Karin e Andreas para avaliar o andamento do trabalho, resolver problemas e refletir juntos sobre a experiência.

A cada 40 dias, são feitos mutirões de manejo do sítio e celebrações com os co-agricultores.  Me contaram que os co-agricultores sentem falta de frutas. Então deciram juntos fazer o Picnic das Árvores de Maçã.  Foi um dia de plantio de mudas em que cada co-agricultor adotou uma muda e depois todos juntos festejaram com comida e muita conversa boa.


Karin e Andreas expressaram muita satisfação em participar da CSA.  Se sentem valorizados, respeitados e com mais confiança para viverem felizes na terra.

Karin e Andreas - companheirismo e amorosidade!

3 comentários:

  1. Gratidão, querida, pelo carinho com que fez esse relato realmente inspirador. Fico torcendo para um dia nosso CSA ser assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um grupo parceiro e comprometido de co-agricultores e agricultores, certamente teremos CSA incríveis em Brasília. Já estamos começando!

      Excluir
  2. Adorei o relato Andrea , parabéns !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.