domingo, 18 de setembro de 2011

Molho de tomate da nossa horta

Recentemente, colhemos 24kg de tomate malunguinha (cereja mais compridinho) de dois canteiros da nossa horta.  Animados com a colheita, aproveitamos para fazer  molho de tomate. O preparo do molho de tomate geralmente  trabalhoso porque recomenda-se retirar as sementes e a casca. Para otimizarmos nosso trabalho, pulamos essa parte e experimentamos retirar cascas e sementes após o primeiro cozimento. Ficou ótimo!


A receita do Molho de Tomate da Toca da Coruja é:

Ingredientes:
  • Tomates inteiros
  • Sal a gosto
  • 1 colher de chá de açúcar por panela (para reduzir a acidez)
  • Temperos frescos ou desidratados (manjericão, alecrim, orégano,  tomilho, salsa e outros a seu gosto)
  • Cebola picada em cubinhos (1/2 cebola por panela média aproximadamente)
  • Azeite para refogar a cebola




Modo de preparo:
  1. Lave bem os tomates.
  2. Coloque os tomates em uma panela, amasse (apertando-os) ou corte boa parte deles.
  3. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo (não deve-se colocar água).
  4. Depois de cerca de 20 minutos, você perceberá que haverá bastante líquido  na panela.  Neste momento, utilize um mixer para triturar os tomates que ainda estiverem inteiros.  Deixe cozinhar por mais cerca de 15 minutos (enquanto isso, corte as cebolas em cubinhos, lave e pique os temperos).
  5. Apague o fogo e passe a polpa do tomate cozida em uma peneira.  A pele do tomate e as mentes serão separadas da polpa.  Descarte as cascas e sementes e reserve a polpa.
  6. Refoque a cebola com o azeite,  acrescente a polpa de tomate peneirada, as ervas picadas, o sal e o açúcar.
  7. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho engrosse.  Na nossa experiência, foram necessários cerca de mais 40 minutos de fervura.
  8. Enquanto o molho engrossa, prepare os vidros para a conserva.  Lave-os bem, coloque os sem tampa em uma panela com água dentro e fora deles e deixe ferver junto com as tampas.  A água deve cobrir totalmente os vidros.
  9. Depois que colocar o molho nos nos vidros, recomenda-se que tampe-os, coloque-os na panela cheia de água quente e ferva por alguns minutos.  Isso facilitará a formação do vácuo e a esterelização do alimento. 
Com essa técnica, o molho dura mais de seis meses aguardado em temperatura ambiente (menor do que 40 graus celsius) e preferencialmente em um armário sem luminosidade.

Panelas com tomates prontos para o cozimento.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.