sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apresentando a Toca da Coruja

A permacultura nos ensina a sermos responsáveis por nossa própria existência. Desde que chegamos,  em 2002, ao Núcleo Rural Lago Oeste localizado em Sobradinho no Disitrito Federal, estamos caminhando passo a passo para sermos parte da solução e não do problema. 

A Toca da Coruja é uma chácara de 2 hectares. Quando chegamos, era um campo de capim braquiária. Uma terra que passou por sucessivos monocultivos e depois se tornou um pasto degradado.

Inspirados pelas palavras de Bill Mollisson, David Holmgren e Ernest Gotsh, que nos ensinaram como a ocupação humana pode ter impactos positivos e aumentar a quantidade de vida consolidada em um espaço, começamos nosso desafio. Dia a dia, observando os padrões e trabalhando a favor da natureza, estamos consolidando uma ocupação produtiva e sustentável.

Nossas práticas hoje incluem plantio agroecológico de horta, grãos e agrofloresta; captação de água da chuva; psicultura em tanques de ferrocimento com água da chuva; energia solar; criação de animais; compostagem; ecofossa e outros. 


Muitas das experiências sustentáveis que publicaremos aqui no blog são desenvolvidas na Toca da Coruja. 



Abraço,
Jorg, Andrea e Fabio





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.