sábado, 6 de agosto de 2011

Biodigestor na Toca da Coruja

Quando queremos tornar um espaço sustentável, o tema de energia a é um dos mais importantes. Na Toca da Coruja, há alguns anos já estamos usando energia solar fotovolcaica para iluminação interna da casa e uso nas tomadas, energia solar térmica para aquecimento da água do chuveiro (com aquecedor solar de baixo custo - vide www.sociedadedosol.org.br), o calor do sol para cozinhar em um forno solar e para desidratar alimentos.

Nossa mais nova aventura experimental é o consumo de gás produzido por um BIODIGESTOR. O primeiro biodigestor que construímos foi em novembro de 2010 com o uso de uma caixa d´água de 350 litros, canos de PVC e plástico de esfufa.


Decidimos fazer um biodigestor conhecido como " biodigestor em batelada". Nos biodigestores em batelada a matéria orgânica é inserida toda de uma só vez e então ele é fechado de forma a não permitir a entrada de ar até que ocorra o processo de digestão anaeróbia. O biodigestor é aberto novamente só quando a produção de biogás cair, indicando que a matéria orgânica já foi decomposta e que pode ser feita a retirada da matéria restante e inserida nova carga.

Utilizamos, para a primeira batelada, capim roçado. Foi necessário cerca de um mês para a primeira leva de produção de metano. Fizemos nossos primeiros testes e um litro de água ferveu em cerca de 10 minutos em ambiente aberto, com queimador improvisado. Maravilha! Funcionou! Comemoramos com um chá de capim santo preparado com o biogás.

Agora estamos na segunda fase do experimento. Para esta batelada, usamos folhas e talos de margaridão ou flor do mel (Titonia Diversifolha) para recarregar o biodigestor.


Abraços,

Andrea e Fabio
www.sustentavelnapratica.net

Fotos que ilustram o processo de alimentação do biodigestor:

Alimentação do biodigestor com folhas e galhos de margaridão.


Colocou-se água no recipiente, o plástico e as garrafas com areia para servir de peso e não deixar o biogás escapar.


Biodigestor em funcionamento.

2 comentários:

  1. Preciso de ajuda na construção de um biodigestor que possa usar na cozinha do meu apartamento. Será que ninguem ainda desenvolveu um. Seria um sem odor e que pudesse ser alimentado nos horários de almoço e jantar. Se alguem tiver uma idéia me informe: fcemoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, tb estou pesquisando a respeito. Vamos manter contato para trocamos informações?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.